Circuito do Ouro
Instituído no ano de 1993, o Circuito do Ouro é um roteiro turístico constituído por 19 municípios, localizados na macro-região central do estado de Minas gerais, que tiveram suas origens em meados dos séculos XVII e XVIII.
É caracterizado principalmente por possuir um patrimônio histórico de valor inestimável, constituído por igrejas, capelas e obras de arte de estilo barroco. Geograficamente, o Circuito do Ouro está situado na área denominada Quadrilátero Ferrífero, onde se encontram riquíssimas jazidas de ferro, ouro, bauxita e outros minerais, fator exponencial para o turismo científico e de pesquisas. O Circuito também abriga um rico patrimônio natural repleto de cachoeiras, matas e paisagens serranas e rupestres que complementam a beleza diversificada e histórica dessa região.
Estrada Real
A expansão originária dos primeiros grandes caminhos do centro-sul do território colonial, para a extração de ouro, desde sua descoberta em Minas Gerais até sua exaustão conformou um dos mais significativos movimentos de apropriação do interior brasileiro e de sua integração com a faixa litorânea. Ampliando a base territorial da América portuguesa, as vias hoje reunidas sob o nome de Estrada Real foram, assim, fundamentais na história do povoamento e da colonização de vastas regiões do território brasileiro, tornando-se verdadeiros eixos históricos-culturais de construção de parte da nossa história.
Sendo assim, o Instituto Estrada Real é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criado por iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. Tem como missão liderar o processo de desenvolvimento estratégico sustentado para a área de influência da Estrada Real, atraindo o turista, sendo o referencial de conhecimento, divulgação e provedor de informações, contribuindo para a melhoria constante das condições socioeconômicas das regiões.
A cidade de Caeté faz parte do Caminho Sabarabuçu, o qual foi integrado ao traçado da Estrada Real como uma extensão do Caminho Velho que abrange, em cerca de 150 quilômetros, as cidades de Cocais (distrito de Barão de Cocais), Caeté, Morro Vermelho (distrito de Caeté), Antônio dos Santos (distrito de Caeté) Sabará, Raposos, Honório Bicalho (distrito de Nova Lima), Rio Acima, Acuruí (distrito de Itabirito) e Glaura (distrito de Ouro Preto).