Manifestações Populares e Folclóricas
Aluá
Datada de aproximadamente 1650, surgiu no Arraial de Vira Copos, quando os escravos ali instalados , sentido necessidade de cultuar a Santa de sua devoção, faziam caixa de latas, chocalhos, tamborins com couro de animal e assim dançavam e cantavam em versos. Porém isso era feito às escondidas, normalmente nas senzalas, pela madrugada. Por isso deu-se o nome de “ao luar” ou, reduzido aluá.
Cavalhada de Nossa Senhora de Nazareth
A mais de 300 de anos, a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth em Morro Vermelho vem sendo repetida anualmente, na noite de 7 de setembro, em suas características originais. Enfocando a luta entre mouros e cristãos, que culmina com a vitória dos cristãos, a conversão dos mouros e o pacto da aliança. Doze cavaleiros cristãos e doze mouros conduzem a Bandeira de Nazareth até a praça enfeitada para assim iniciarem a representação da batalha. Estes são recebidos no adro por fogos de artifício, repiques de sino, banda de música e aplausos da multidão.
Congado de Santo Antônio
O Congado de Santo Antônio representa uma das mais importantes expressões da religiosidade e fé em Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio. Fundado em 1994 por ex-integrantes do Congado de Nossa Senhora do Rosário – Caeté/ MG. O grupo se apresenta em festas religiosas, principalmente no ritual do asteamento da bandeira. As cores oficiais do uniforme são o marrom em homenagem a Santo Antônio e o azul referente ao manto da Virgem do Rosário. As fitas coloridas do uniforme e dos enfeites demonstram a alegria do grupo em louvor à santa e ao santo protetor.
Música
Fanfarra Educativa Municipal Grupo Coroar-te Sociedade Musical Santa Cecília de José Brandão Em 1965 professores da extinta Escola Profissional da Companhia Ferro Brasileiro, criaram a Fanfarra Educativa Municipal. Por motivos diversos, durante alguns anos, o grupo teve suas atividades paralisadas, retornando em 1987. Atualmente é composta por 120 integrantes, dispostos entre o pelotão de baterias, de cornetas e bandeiras. As apresentam acontecem em comemorações cívicas e religiosas em Caeté e cidades vizinhas.
Fundado no ano de 1985, seu repertório abrange músicas sacras e populares. Possui atualmente 90 integrantes e as apresentações ocorrem em festividades cívicas e religiosas de Caeté e em outros municípios.
Fundada em 1º de julho de 1936, os primeiros ensaios da Sociedade Musical foram realizados na garagem de um dos integrantes. Nesta época, a economia do município girava em torno da Companhia Ferro Brasileiro S.A. que mais tarde veio a patrocinar a banda de música. Atualmente o repertório principal abrange bolero, choro, dobrados, marchas, valsas, músicas eruditas e sacras. O grupo é composto por 42 integrantes e as apresentações acontecem em festividades da cidade e de outros municípios.