Bonecas
Várias são as versões a cerca da origem das bonecas de pano. Sabe-se que as bonecas estiveram presentes em todas as civilizações desde a pré-história. No Brasil , enquanto as crianças da corte brincavam com bonecas importadas, as bruxinhas de pano da indústria doméstica era utilizadas entre as crianças pobres, tornando-se documento expressivo da arte popular. Elaboradas de forma simples, confeccioadas em tecido em praticamente em todo a sua estrutura, sendo apenas o enchimento composto por outros materiais.
Palha de bananeira
A banana é um produto que pode ser aproveitada em todas as suas propriedades, desde a fruta utilizada na fabricação de licores e doces, como também o artesanato elaborado com a fibra. O cultivo da banana é bastante empregado na região do município de Caeté. Com a colheita da fruta, o pseudocaule / tronco é cortado, podendo ser utilizado na extração dos vários tipos de fibras que dão origem a belos trabalhos artesanais. A resistência da fibra permite a criação de uma infinidade de produtos que ganham vida, empregados com técnica e criatividade. Entre as peças mais encontradas estão flores, bandejas, capas de agenda, porta-retratos, jogos-americanos, bonecas, caixas e cestos.
Cerâmica
Trazidas em fins do século XVII e início dos XVIII em pequenos oratórios, pelos bandeirantes, as imagens foram incorporadas ao cotidiano dos moradores dos pequenos vilarejos, traduzindo em expressões de fé. Religiosidade que está presente até os dias atuais, por meio de capelas, igrejas, festividades religiosas, e manifestações de arte encontradas na fabricação de imagens sacras produzidas em gesso ou resina, decoradas com técnicas distintas, dentre elas o douramento e o acréscimo de materiais que produzem efeito de vestimentas.
Rendas
Em Caeté, o saber foi mantido por meio da oralidade, passado de pais para filhos. São produzidas diferentes peças, dentre as mais encontradas estão: lençóis, viróis, fronhas, panos de prato, forros de bandeja, caminhos e toalhas de mesa;além de crochê e tricô.